Deseja ter tranquilidade para eventuais problemas de saúde, mas está em dúvida se deve contratar um plano ou um seguro saúde? Confira abaixo algumas dicas e entenda qual o ideal para você.
Plano de Saúde
O plano de saúde é um serviço de prestação de assistência médica e hospitalar, oferecido por operadoras que são empresas privadas. As assistências dos planos são feitas em uma rede conveniada e ou própria de atendimentos com médicos, laboratórios, clínicas, entre outros, dependendo da categoria contratada.
O valor da mensalidade do plano de saúde, leva em consideração seu perfil de risco, idade, coberturas e dependentes.
Seguro Saúde
Diferente de plano de saúde que possui uma rede conveniada de profissionais, o seguro de saúde deixa a cargo exclusivo do beneficiado a escolha do seu médico, seu laboratório, entre outros serviços. Atualmente, algumas seguradoras disponibilizam serviços credenciados, que conta com uma rede de colaboradores recomendados.
O seguro saúde dá cobertura aos riscos de assistência médica e hospitalar mediante o pagamento da mensalidade, denominada prêmio. Cada mensalidade equivale, em partes, ao custo dos tratamentos de cada segurado, ou seja, os pagamentos de todos os clientes garantem a assistência uns dos outros.
Principais diferenças entre seguro e plano
A principal diferença entre o plano e seguro saúde é a operação da prestação dos serviços. Os planos te limitam quanto à escolha dos profissionais e locais de atendimento, uma vez que eles possuem rede própria. Já com os seguros, você tem a liberdade de escolha, pois será possível consultar médicos e hospitais sem se preocupar se estão conveniados pelo plano.
Ou seja, o seguro dá mais flexibilidade, uma vez que você pode ser atendido sem verificar a cobertura do contrato, e ser reembolsado pelas suas despesas médicas até o limite do plano contratado.
Além da liberdade de escolha, outra vantagem do seguro saúde, é o tempo menor de espera, uma vez que você não precisa aguardar uma data disponível na rede fixa. Outro ponto positivo é exclusividade. O cliente pode ter um serviço de cobertura ajustado exatamente às suas necessidades e perfil, o que não acontece nos planos que já tem modalidades pré-definidas.
Entendeu a diferença das duas categorias de assistência à saúde? Se ficou com dúvidas pode perguntar que nós respondemos. Siga as nossas redes sociais e acompanhe outras dicas importantes. Facebook – Instagram
No responses yet